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Geração Alpha, Geração Z, Millennials, Geração X, Baby Boomers… Como fazer marketing para todos esses públicos?

O choque geracional realmente existe e fica explicito durante nossos relacionamentos no dia a dia. Lidar com pessoas de gerações diferentes, com comportamentos e preferências distintas das nossas, não é algo fácil, e comunicar-se com essa imensidão de gerações é ainda mais desafiador. Atualmente, convivemos com cinco diferentes gerações:

  • Baby Boomers (nascidos entre 1946 e 1964)
  • Geração X (nascidos entre 1965 e 1980)
  • Geração Y (também conhecida como Millennials, nascidos entre 1981 e 1996)
  • Geração Z (nascidos entre 1997 e 2012)
  • Geração Alpha (nascidos a partir de 2013)

 

Comunicar e vender para todos esses públicos distintos é um desafio para os profissionais da comunicação e do marketing. Mas uma coisa é certa: É IMPOSSÍVEL FALAR UMA SÓ LÍNGUA  E FUNCIONAR PARA TODOS.

Definir a persona de cada um desses grupos é o desafio dos profissionais de marketing, sabendo como se conectar e interagir de maneira mais assertiva com cada um deles. Considerar a geração na hora de criar uma estratégia de marketing para um produto ou serviço é a maneira mais correta de atingir o público-alvo. Abaixo estão algumas ideias de como engajar essas diferentes gerações.

 

Baby Boomers

Os Baby Boomers são os nascidos entre 1946 e 1964. Essa geração, caracterizada por seu otimismo e valores tradicionais, tende a valorizar a qualidade e a durabilidade dos produtos. Costumam ser consumidores fiéis e preferem marcas reconhecidas e estabelecidas.

Essa geração tende a utilizar bastante a rede social Facebook, sendo um público de maior idade, mantendo contato com familiares e amigos. Também é importante levar em consideração o uso do e-mail e telefone, pois se sentem mais confortáveis com meios tradicionais e até mesmo com representações de marketing direto, como porta a porta, representantes de vendas, entre outros.

Geração X

Os nascidos entre 1965 e 1980 compõem a Geração X. Caracterizada por ter vivenciado o surgimento da tecnologia e o início da era digital, essa geração é conhecida por valorizar a independência, o equilíbrio entre vida pessoal e profissional, e a busca por estabilidade financeira.

Influenciados pelos meios tradicionais de marketing e o consumo de mídia de massa, a Geração X é adepta da publicidade tradicional e está aberta ao marketing digital. Apesar disso, por ser uma geração menos numerosa, é considerada por alguns estudiosos como a “geração esquecida” e muitas vezes deixada de lado nas estratégias de marketing. No entanto, esse público possui um poder de compra significativo e carreiras consolidadas.

Além disso, eles demonstram um alto nível de lealdade. Portanto, é importante criar campanhas e ações de fidelização para esse tipo de público. Dado que é um público frequentemente menos explorado pelas marcas, investir na Geração X pode ser uma estratégia altamente vantajosa.

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Millennials (Geração Y)

Os Millennials, também conhecidos como Geração Y, são considerados a geração mais exigente. Nascidos entre 1981 e 1996, os Millennials são representativos das grandes mudanças tecnológicas. Cresceram junto com a internet e estão profundamente imersos na cultura digital.

Por serem uma geração que valoriza a inovação, estão sempre em busca de novidades, interatividade e mantêm altas expectativas em relação às marcas. Com um nível de escolaridade elevado, os Millennials estão atentos ao posicionamento das marcas nas redes sociais, ao impacto social e ambiental das empresas e ao engajamento com o público.

Buscando constantemente por conteúdo envolvente, investir em marketing de conteúdo, ESG (Environmental, Social and Governance), marketing de guerrilha e ações criativas é uma estratégia eficaz para atrair essa geração. Além disso, os Millennials pesquisam amplamente os produtos que desejam consumir, utilizando as redes sociais como ferramenta principal, especialmente para compras online.

As empresas devem priorizar a experiência do usuário, especialmente para essa geração, que é altamente sensível a isso. Caso algo não lhes agrade, é importante ter cautela, pois são consumidores extremamente exigentes e bem-informados sobre seus direitos.

Geração Z

Conhecidos como os “nativos digitais”, a Geração Z, nascida entre 1997 e 2012, é uma das mais conectadas e tecnológicas. Cresceram em um mundo totalmente digitalizado, onde a tecnologia faz parte integrante de suas vidas desde muito cedo.

Um desafio ao lidar com essa geração é surpreendê-la, já que estão constantemente expostos a novidades na internet. Ser inovador é fundamental para captar a atenção desse público. Investir em uma linguagem jovem e em plataformas de vídeos como YouTube e TikTok é essencial para se comunicar com eles. Mídias tradicionais como a TV não são muito consumidas por essa geração, portanto, é importante investir em conteúdos dinâmicos e em vídeos curtos, como os reels no Instagram.

A Geração Z é bastante consciente dos valores das marcas, portanto, criar estratégias para comunicar isso de forma autêntica e humana pode gerar alto engajamento. Podcasts, memes e conteúdos interativos são especialmente cativantes para esse público, por isso, investir nessas formas de comunicação pode ser muito eficaz.

Geração Alpha

A nossa mais nova geração, a Geração Alpha, é composta por aqueles nascidos a partir de 2010. Essas crianças já nascem conectadas, muitas delas possuindo seu próprio smartphone e passando várias horas por dia utilizando esses dispositivos.

Sendo pessoas muito visuais, os pequenos da Geração Alpha têm uma forte influência sobre seus pais na hora da compra. Eles estão acostumados a interagir com conteúdo digital desde cedo e são altamente receptivos a experiências imersivas e personalizadas. Portanto, estratégias de marketing que envolvam elementos visuais e interativos têm grande potencial de impacto nesse público.

Pronto, conseguimos abordar um pouco sobre cada geração e sua relação com o marketing. O que você achou?

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